Quem É Você, Alasca? - O que achei? Sem spoilers



Bom dia meus anjos! Estou de volta depois de mais uma loooonga pausa, vocês sabem bem como é né? Alguns anos atrás culpava a escola e as minhas deprimentes provas de física, já hoje em dia a culpa do meu sumiço é mais chique (pelo menos) trata-se da FA-CUL-DA-DE!!! Como se isso já não fosse chique demais, ainda por cima é faculdade de jornalismo (ou seja eu sumi daqui MAS continuei escrevendo matérias hehe, podem dar um desconto então né não?). Bom mas chega de conversa afiada!! 

Hoje vamos falar sobre o livro "Quem É Você, Alasca?" do maravilhoso autor John Green. Antes que você aí, que ainda não leu o livro e está buscando por mais informações a respeito dele, se desespere achando que encontrará spoilers nessa publicação, fique tranquilo NÃO TERÃO SPOILERS A RESPEITO DO LIVRO! 


Minha sinopse para o livro: 

O livro conta a história de Miles Halter que busca mudanças na sua vida enfadonha. Para alcançar essas tais mudanças ele decide se mudar para o internato Culver Creek, onde conhece um grupo de amigos e entre eles a misteriosa e sensual Alasca. Deste momento em diante, Miles irá mergulhar dentro da realidade deste grupo de amigos e será hipnotizado pela forma cativante que Alasca vê o mundo em busca de seu "Grande Talvez?". 




Pontos fortes: 

  • Trata-se de um livro escrito por John Green, portanto, o leitor irá se deliciar com uma escrita moderna, divertida e ritmada. 
  • Há muitos momentos cômicos nesta narrativa então é certeza que você irá se pegar gargalhando durante a leitura. 
  • Personagens com personalidades fortes, bem representadas e com características interessantes. 


Pontos fracos: 

  • Na minha opinião a trama não é muito inédita, principalmente se você já é um leitor de John Green, ele utiliza de vários temas e saídas que já foram vistas em outras obras dele. 


O que mais me impressionou: 

Definitivamente dois aspectos me fizeram pensar durante e após a leitura deste livro que são: 

  • Alguns fatos da trama serem reais (até certo ponto pelo menos) e autobiográficos. Por exemplo, John Green estudou de fato em um internato quando era mais jovem, esse e  outros tópicos presentes no livro, como alguns apelidos e termos utilizados foram retirados deste período da vida do autor. 

  • A mudança estratégica de tempo verbal em um período crucial da trama. Não irei me prolongar muito neste assunto, mas como comprei a edição comemorativa de 10 anos de publicação de "Quem É Você, Alasca?", há muitos conteúdos exclusivos inclusive, uma entrevista com John Green que foi primordial para que eu me apaixonasse e compreendesse alguns pontos que não estavam bem claros na minha mente, nessa entrevista o autor fala sobre a mudança verbal e sobre isso só irei mencionar uma passagem desta fala de John: 
" Tendemos a ser muito rígidos no modo de pensar os tempos verbais: algumas coisas estão acontecendo, outras aconteceram etc. Mas uma das razões para termos criado TANTOS tempos verbais em inglês é que, na verdade, o modo como vivenciamos o tempo é extremamente complicado". 

Uma música que me lembra do livro: 

  • Midnight City de M83 




Curiosidades:

  • Muitos fãs desejavam que "Quem É Você, Alasca?" se tornasse filme assim como muitos outros livros de John Green, como "Cidades de Papel" e "A Culpa É Das Estrelas". Fato é que em maio de 2018 notícias foram divulgadas de que o livro seria adaptado para uma mini série transmitida pelo Hulu (ainda sem previsões de lançamento). Nomes como Josh Schwartz (criador de "The O.C" e "Gossip Girls") e Stephanie Savage (criadora de "Dinasty" e co-criadora de "Gossip Girls") foram mencionados como os envolvidos na adaptação. 


Bom pessoal é isso, espero que tenham gostado desta resenha sobre o livro "Quem É Você, Alasca", se você já leu este livro não deixe de comentar o que achou! Beijão. 

-Bia



Comentários

Postagens mais visitadas