Esmaltes hipoalergênicos, cuidados com as unhas e muito mais!


Infelizmente tive que descobrir tudo sobre eles sozinha, já fazem alguns anos desde que eu contraí alergia de esmalte. Sim isso existe! E tome muito CUIDADO! 
Uma das formas de se contrair alergia de esmaltes é: Usar demais!
Estranho não?! Pois vou explicar melhor:
Como foi no meu caso...acredito que vocês se lembram que eu costumava fazer várias unhas com nail art e postar aqui certo? Não se passava um santo dia em que eu não pintasse ou retocasse as minhas unhas! Acontece que apesar de isso ser muito divertido temos que tomar cuidado. O uso fora do normal de esmaltes pode causar: 
  • unhas bem mais fracas do que o normal. Isso faz com que elas quebrem com uma facilidade incrível para a nossa infelicidade. 
  • incomodo nas unhas. Nunca pensei que isso existe mas sim as unhas podem doer quando não estão saudáveis. 
  • cor amarelada ou esbranquiçada, sem contar que elas acabam quebrando em casquinhas de várias camadas. 
  • alergia de esmaltes comuns para sempre :( 



O uso demasiado dos esmaltes pode causar isso porque nós não damos tempo para a unha poder "respirar" e se recompor do monte de esmaltes que jogamos nelas. Mas não se preocupe que agora seguem ótimas dicas para você sempre manter suas unhas sudáveis e lindas: 

Use algum tipo de esmalte fortalecedor de base: 

Essa dica veio diretamente da minha manicure e acreditem ela é ótima! Passando uma base fortalecedora antes de pintar com o esmalte normal, faz com que exista um tipo de barreira "protetora" na sua unha. Ou seja além de fortalecer, vai proteger. Sem contar que normalmente essas bases fazem com que a cor do esmalte se realce mais, não sendo necessário passar várias mãos dele. 
Conclusão: você protegerá suas unhas, fortalecerá elas e ainda por cima gastará menos esmalte. 

Não use acetona para tirar seus esmaltes: 

Eu sei que desde pequenas crescemos achando que a acetona era a forma correta de se tirar o esmalte. Mas fomos enganadas por nossas mães e manicures. A acetona agride muito a unha. Se usarmos com frequência pode fazer com que ela fique bem fraca. E bom isso não é muito legal não é mesmo? O jeito é usar aqueles lenços que retiram o esmalte. Eles são meio oleosos e isso faz com que a unha fique bem hidratada. Depois de retirar o esmalte com eles temos que esperar uns segundinhos para que eles sequem e hidratem tudo direitinho. 
Conclusão: unhas hidratadas sempre, e esses lencinhos vendem de balde e agora tem em tudo quanto é farmácia e lojas de produtos de beleza. Eles não costumam ser caros, me atrevo a dizer que são até mais baratos do que algumas acetonas por ai. 

Ficar 24 horas sem nenhum tipo de esmalte nas unhas até a próxima pintura: 

É o que eu disse logo no começo da postagem, precisamos deixar a unha respirar, e não há jeito além de deixá-las sem esmalte por pelo menos 24 horas até pintarmos novamente. Eu acredito que se usarmos acetona para retirar o esmalte antigo devemos esperar mais ainda para pinta-las novamente. (mais um motivo para usar os lenços no lugar da acetona). 
Conclusão: suas unhas ficam mais saudáveis e fortes com o tempo sem esmalte. 



Esses são os passos para manter sempre suas unhas rosinhas e fortes! Ou então se você já está notando que suas unhas estão bem fracas, se fizer isso logo elas voltam ao normal, e olha que não demora muito (sei por experiência própria). 

Agora se você como eu acabou contraindo a alergia dos esmaltes por alto uso ou qualquer outro motivo que seja, também siga os passos acima. Uma coisa boa é que os lenços de retirar esmaltes servem até mesmo para as alérgicas. 

Sintomas de alergia nas unhas: 

Pode parecer estranho dizer que mesmo a alergia sendo nas unhas, o sintoma não aparece na mão nem nos dedos? Sim, afinal estou dizendo várias coisas "estranhas" nesse post não? haha. Acontece que é justamente assim. Por isso muitas pessoas não acham que estão com alergia de esmaltes. 
Vermelhidão debaixo dos olhos, nos cantos do nariz e boca são os sintomas mais comuns de quem adquiriu a alergia. Meu dermatologista não soube me explicar o porque, o palpite dele foi que provavelmente seja por conta de que coçamos os olhos e o canto da boca e nariz. Ele disse também que não é muito comum mas que em alguns casos pode-se dar coceira e incomodo na região perto da cutícula. 
Se você está com algum desses sintomas, não precisa ficar desesperada, visite seu dermatologista que ele te passará uma pomada para sumir com os vermelhos e te dirá o que o meu dermatologista disse para mim "chega de esmaltes comuns". Podem imaginar minha cara quando ele disse isso certo? 
Contudo, como os tempos (graças a deus) são outros a indústria de esmaltes está investindo bastante em esmaltes hipoalergênicos. Antes eles não lançavam quase nada de esmaltes modernos assim, só os mais básicos. Mas isso mudou! Aqui estão alguns exemplos de esmaltes hipoalergênicos que vocês podem pesquisar: 






Assim como os esmaltes comuns, temos variações de preços, alguns são bem baratinhos, as vezes até mais baratos do que os comuns como por exemplo o Mohda e o Ludurana. Já temos alguns bem mais caros mas ai vai de acordo com o que cada um acha. 
Tenho que ser sincera com o fato de que os esmaltes hipoalergênicos duram bem menos tempo do que os esmaltes comuns, mas se pintarmos direitinho ele fica lindo e até que dura bem mais!. 
Atenção: Pessoas que tem alergia de esmaltes devem usar base, e até aquele tipo de esmalte que dá mais brilho hipoalergênicos. Caso contrário os sintomas continuarão. 

Eu não tenho ideia se pessoas que não possuem alergia podem usar esmaltes que são hipoalergênicos, já ouvi gente dizendo que faz bem para as unhas e que é até melhor se acostumar com os hipoalergênicos, e também já ouvi gente dizendo que não se deve usar o esmalte hipoalergênico se não tem alergia por que se não a pessoa pode contrair a alergia á esmaltes comuns. Mas para ser sincera acho que na dúvida é melhor não usá-los caso não se tenha alergia. 

Quem tem alergia a esmaltes deve prestar atenção nas embalagens e rótulos de todos os tipos de esmaltes para que não tenham os seguintes elementos: 

SEM TOLUENO 
SEM FORMOL 
SEM DBP

Normalmente isso aparece nas embalagens com um símbolo de verificado e escrito "3 free". Caso mesmo usando esmaltes 3 Free você continue com os sintomas deve ser porque você é alérgica a mais algum elemento, então deve conversar com seu dermatologista para saber exatamente que tipo de esmalte você poderá estar usando. 

Viu como não é o fim do mundo? Agora que todo mundo já sabe como se divertir com as unhas de uma forma segura não precisamos mais nos preocupar! 

tags: #esmaltes





Comentários

Postagens mais visitadas